sexta-feira, 21 de outubro de 2011

A minha opinião sobre a avaliação de professores

Nos, infelizmente, nos quinze anos que ando no ensino português já conheci inúmeros professores de várias disciplinas.
Recentemente, o governo de José Sócrates propôs uma avaliação aos professores no qual derivaram dezenas de greves e manifestações por parte dos sindicatos dos professores e dos partidos da oposição na altura (obviamente).
Na minha opinião, esta avaliação é uma fraude! Uma fraude porquê? Uma avaliação bem feita deveria ser de surpresa, tal como fazem nos testes, e não avisarem o professor que vai ser avaliado semanas antes da avaliação.


Durante o 10º os alunos do ensino português iniciam filosofia. As minhas aulas de filosofia eram daquelas que quando olhamos para o relógio ele parecia estar parado. O professor chegava à sala e fazia o seu monólogo, sem interacção nenhuma. Num certo dia, ele avisa-nos que no dia X iria outro professor avalia-lo e que supostamente nos deveríamos "portar bem". O dia X chegou com o meu professor a chegar antes do toque de entrada, pousou a pasta dele, abriu o livro de ponto e de seguida reparamos numa coisa que nunca tínhamos visto nas aulas de filosofia: Um Computador. Ele vai liga o computador e mostra-nos um powerpoint com imagens sublimes (a matéria era estética). Ora a aula passou de um monólogo onde metade da sala adormecia e a outra metade estava a fazer tudo menos a ouvir o monólogo a uma aula bastante interactiva de ambas as partes. Na aula seguinte, voltou tudo ao mesmo mas passado um mês ele avisa-nos que vai ser avaliado no dia Y e nesse dia volta a trazer o computador com outro powerpoint.
Em ambas as avaliações deste meu professor eu fiquei extremamente revoltada. Fiquei revoltada porque devo ter sido a única pessoa da minha turma a perceber que ajudamos o nosso pior professor a ter uma boa avaliação. Agora digam-me, esta avaliação foi justa?


Outro caso: Uma das minhas vizinhas é professora de educação visual no ensino básica no 2º ciclo. Vem cá a casa e mostra-nos um dossier extremamente bonito que era o portefólio dela mas era apenas um portefólio para a avaliação uma vez que não é o que ela usa diariamente. O professor que vai avaliar aquele portefólio vai ficar impressionado com uma coisa que não é real e provavelmente vai ser bem avaliada. Eu não digo que ela seja má professora porque nunca tive aulas com ela nem nada mas é injusto.
Outro caso.
Nos últimos três anos tenho tido sempre a mesma professora de português e não tinha nenhuma razão de queixa dela até a este momento até ter chumbado no exame e ter conhecido outro professor. Agora posso dizer que tive um bom professor de português. Um professor que faz bons powerpoints a esmiuçar a matéria toda, ao mais pequeno pormenor. Mostrou-nos um documentário na segunda aula sobre Fernando Pessoa e os seus heterónimos; a revista Orpheu (uma revista muito importante na altura); o cubismo; mostrou-nos coisas que a outra apenas mencionara e que nos tinha mandado fazer trabalhos para apresentar-mo; nós fazia-mos os trabalhos, apresentava-mos e ela depois não completava o trabalho com informação adicional na maioria das vezes. 
Eu concordo a 100% com a avaliação dos professores mas com uma avaliação bem feita e rigorosa, só assim é que vamos ter um ensino com qualidade e não com esta fraude.

Sem comentários:

Enviar um comentário