sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Rubrica Literária

"Quando se sentir tentada a praticar uma má acção lembre-se do remorso Miss Eyre. O remorso é pior do que o veneno". - Mr.Rochester.
"E o arrependimento é o antídoto" - Jane Eyre.



Eu não sei o porquê mas ultimamente antes de ler um livro vejo o filme primeiro o que normalmente faz com que o livro perca a graça ou é uma motivação para ler o próprio livro como foi o caso do Retrato de Dorian Gray e como é o caso de Jane Eyre.

Enquanto estava a ver o video estava vidrada no ecrã, era tudo tão gótico, tudo tão misterioso num clima de suspense o que tornava o filme ainda mais cativante. Nessa mesma semana quando fui à Feira do Livro já sabia o que queria comprar e comecei imediatamente a lê-lo.

Demorei quatro dias a ler 415 páginas e foram as melhores páginas que eu já li. O Dorian Gray é um livro que nos faz pensar principalmente nas influencias que os outros exercem sobre nós e o Jane Eyre já é para outro tipo de pessoas mas faz-nos reflectir sobre os nossos princípios morais, na sua importância e acima de tudo se temos a força suficiente para não os quebrar mesmo que isso nos faça sentir miserável e que quase nos leve à morte.

Não conseguia parar de ler, queria sempre saber mais e mais. Queria descobrir qual o mistério por de trás de Mr. Rochester (embora já o soubesse através do filme), o mistério à volta do mistério  (se é que isso faz sentido) ainda torna o livro mais maravilhoso. As histórias das personagens são "góticamente" geniais; temos o Mr.Rochester que é uma das personagem mais romântica que já li só lendo se tem noção das conversas profundas dele com Jane Eyre .... eu nem consigo descrever por palavras esta personagem que é um dos meus personagens masculinos preferidos; assim com a própria Jane Eyre que é uma força da natureza, tão forte e com grandes princípios morais que não os quebra mesmo que isso lhe traga infelicidade; depois existem personagens mais cómicas como Adèle ou Mrs. Fairfax; e existem personagens que aumentam ainda mais o clima de mistério como a Grace Pool que foi das personagens que mais curiosidade me despertou.

Relativamente ao filme de 2011 tenho que realçar as grandes interpretações de Michael Fassbender que é brilhante por conseguir demonstrar a angustia e o sofrimento da personagem e de Mia Wasikowska que, na minha opinião mostrou a quase frieza de Jane ao mistério que envolve Thornfield.

Tumblr_lv16c5f9ak1qlaeiso1_500_large

O Jane Eyre foi um dos melhores livros que eu já li, um livro que aborada temas como a moralidade, o romance e a vida social de uma forma que desperta curiosidade e vontade de saber sempre mais. Sem dúvida que o recomendo por ser uma leitura tão fácil e ao mesmo tempo tão profunda. "O amor da minha vida Jane seria a minha melhor recompensa - respondeu - sem ele, viverei desesperado.".

Tumblr_m9foqhzvoi1qe5zf3o1_500_large

Sem comentários:

Enviar um comentário