sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Amanhecer - parte1

Tal como tinha dito ontem fui ver o Amanhecer - parte 1 embora não estivesse muito entusiasmada.
Não foi dos melhores filmes que já vi este ano e achei que poderia ser dividido em três partes: a parte boa, o inicio com o casamento; a parte sonolenta, quando descobrem a gravidez (ia mesmo adormecendo); e, por fim, o final épico.
Quando li os primeiros livros da série já foi à bastante tempo, tinha 16 anos, logo, não me recordo se a adaptação está perfeita ou não; lembro-me perfeitamente de chorar a ler o livro do Jacob mas, daquilo que me lembro, a adaptação não foge muito ao original.
Falando dos actores, eu nunca aqui disse mas eu não gosto mesmo nada da Kristen Stewart. Ela distorceu a minha imagem perfeita da Bella, acho-a uma péssima actriz, bastante forçada. Contudo, neste último filme até que não esteve mal consegue fazer um bom papel protector; Robert Pattinson. Quanto a ele, visualmente é perfeito e neste filme não esteve perfeito mas foi bastante bom. Não sei se é de propósito mas o facto de ele não ser um actor brilhante, como Edward resulta e não havia melhor actor para este papel. Podem achar que é feio (o que eu não acho) ou não gostarem dele como pessoa mas ele é o Edward perfeito; Taylor Lautner, para mim ele foi o melhor actor neste filme. O Jacob é a minha personagem preferida dos livros. Na altura quando os li estava a passar uma situação bastante semelhante à dele e, por essa razão, consegui identificar-me de uma maneira que nunca aconteceu com qualquer outra personagem num outro livro.Não foi preciso muito para eu conseguir sentir aquilo que ele sentiu e quando eu consigo estabelecer uma "relação" com a personagem consigo distinguir  um bom livro de um mau. Mas voltando ao filme, se eu acho que não havia melhor actor para fazer o papel de Edward então ainda há menos para fazer de Jacob. Se os outros dois foram bons o Taylor Lautner foi perfeito, incrível. Os olhares que ele lançava, a maneira como ele transmitia as emoções eu achei fantástico e merece ser reconhecido por isso e não apenas porque tem um bom corpo (já agora, neste filme ele está vestido - há uma cena sem camisola mas está o filme todo com ela-).
Houve uma fase, na altura da Lua Nova e do Eclipse, em que eu só pensava na história, nas personagens, nos actores mas quando via os filmes desiludia-me sempre devido ao realizador/a ou à banda sonora.
No entanto, Bill Condon, conseguiu fazer aquilo que os outros nomeadamente a realizadora Catherine Hardwicke que estragou a história do Crepúsculo, Chris Weitz que não foi tão mau como a anterior, e David Slade não conseguiram que foi não fazer o filme não tão sombrio e com um lado mais cómico mais rock'n'rol que na minha opinião foi mais bem conseguido do que os anteriores e, principalmente, do que o primeiro.
Não sei quem foi o responsável pela caracterização das personagens mas merece ser reconhecido porque fez um trabalho brilhante, fantástico, soberbo! Digo isto porque conseguiram fazer a Kristen Stewert parecer um autentico cadáver de tão bem maquilhada que estava; há uma coisa que eu adorava saber: se a magreza da actriz era mesmo dela ou se era era photoshop, eu apoio mais a segunda opção mas de qualquer modo foi um excelente trabalho.
Quanto à banda sonora não há grandes falhas a apontar mas há uma coisa que eu adorei que foi colocarem as imagens e falas que foram importantes ao longo dos filmes da saga e foi a cena que eu mais gostei em todo o filme.




Sinopse: Bella Swan (Kristen Stewart) e Edward Cullen (Robert Pattinson) enfim se casam, em cerimônia com a presença de amigos e familiares. O casal resolve passar a lua de mel no Rio de Janeiro e, logo em seguida, Bella engravida. O que eles não esperavam era que a gravidez seria tão complicada, colocando em risco a vida do bebê e da própria mãe.

P.S: Já me esquecia, vale a pena ir ao cinema não só pelas partes cómicas do filme mas também para ouvir o Robert Pattinson a falar português. Com um bocadinho de treino até que ele ia lá!

Sem comentários:

Enviar um comentário