sábado, 11 de maio de 2013

Digno de um filme de Woody Allen

Na terça-feira passada tive um furo de quatro horas e tinha e mente fazer finalmente a viagem no eléctrico 28 mas de um terminal ao outro, ou seja, desde o Martim Moniz até aos Prazeres.

Lá fui de metro até ao Martim Moniz e perguntei à senhora das informações qual a saída para apanhar o eléctrico  O Martim Moniz não é de todo a zona mais bonita da capital. Quando finalmente descobri o eléctrico, estava uma final que devia ter uns 100 metros de turistas e eu fui para o final da fila..

A parte divertida da história começa quando duas russas começaram a falar comigo e a apontar para o eléctrico, eu não estava a perceber nada do que as mulheres estavam a dizer e perguntei "Do you speak english?" as mulheres ficaram a olhar para mim do tipo "o que esta está para aqui a dizer?", bem segunda tentativa "do you speak spanish?" nada e as mulheres deixaram de tentar falar porque a comunicação não estava a resultar.


Entretanto também tinham chegado um casal de italianos e perguntaram se os eléctricos demoravam a chegar porque a fila era enorme para a capacidade dos eléctricos e eu respondi-lhes que não demoravam muito e eles perguntaram-me se eu era portuguesa e se os podia ajudar porque eles só iam ficar um dia em Lisboa e só tinham um mapa embora não soubessem nenhum ponto turístico nem a história e estavam praticamente cegos, a única coisa que eles sabiam era que queriam ir ao Castelo de São Jorge e andar no 28.
Eu prontamente ajudei-os com os pontos turísticos que eles não podiam perder mas começou a chover e nós na fila à chuva, eles apanharam um táxi e insistiram para que eu fosse e lhes mostrasse onde era o Castelo e para lhes dar orientações. Eu entrei no táxi (só agora é que eu vejo a irresponsabilidade do meu acto, e se eles fossem criminosos?) e fui com eles até ao Castelo. No Castelo eles contaram-me que eram da região de Toscana e que estavam hospedados na casa de um amigo em Cascais. No final eles queriam mesmo que eu fosse com eles para o Castelo isso já não fui porque achei que era demais mas compraram-me uma pulseira. Foram extremamente simpáticos.

O que eu mais gostei em redor desta experiência foi do facto de poder falar inglês com pessoas que já o dominam e o inglês saiu-me naturalissimo é claro que por vezes pensava antes de falar ou havia palavras que não sabia (tram) mas no geral fiquei muito satisfeita comigo mesma. Outro facto que eu gostei foi de poder fazer um bocadinho de guia. É verdade que estou a estudar turismo mas não é essa a vertente que o meu curso incide e também gostei muito. Por último mas não menos importante foi do facto de poder estar em contacto com culturas diferentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário