sexta-feira, 30 de março de 2012

Uma Nova Realidade

Uma coisa que eu reparei foi que nunca comentei muito sobre a minha viagem a Luanda. Eu adorei lá ir e fiquei com vontade de lá voltar quem sabe até para trabalhar.
Eu nunca fui uma pessoa muito ligada a coisas Africanas, o meu pai nasceu em Luanda e agora devido a esta crise toda em Portugal ele às vezes falava em mudarmos-nos para lá o que jurava que nunca ia eu até dizia:" OK tu podes ir mas eu fico cá!" (depois desta viagem ele tirou essa ideia da cabeça porque quando estamos de fora temos uma percepção diferente daquela quando vamos ao cerne da questão e compreendemos qual é a realidade do país) E uma das coisas boas desta viagem foi abrir-me os olhos para uma realidade completamente diferente da minha o que foi bom porque permitiu-me ver outros horizontes. Tal como já referi, eu adorei lá ter ido mas há coisas que só lá é que têm o encanto, passo a explicar.
Eu sempre detestei aqueles almoços onde a família toda se junta à volta da mesa, lamento mas não gosto de ir a esses almoços com a minha família que cá está e sempre que há esses almoços tento-me esquivar deles. Quando lá estive adorava esses mesmos almoços. Não sei se é do clima quente que faz com que sejamos mais descontraídos ou se é do facto das pessoas serem tão hospitaleiras e de nos fazerem sentir em casa mas o que é facto é que sentia-me muito bem nesses almoços. Agora não sei se é por eu ser europeia, e por ter uma cultura diferente, mas fazia-me muita confusão tomar o pequeno-almoço às 09:30 e só almoçar às 17:00 e depois jantar às 00:00.
Se fosse viver sozinha para Luanda haveria muitas coisas que iria sentir falta mas não é que não me adaptasse, claro que me adaptava, depois do choque inicial tudo fica mais fácil o que iria sentir mais falta era:
Os meus pais. Nunca estive muito tempo longe dos meus pais e eles são as pessoas mais importantes na minha vida, eu sei que um dia vou ter que sair de casa e ir morar para fora e aquilo que mais vou sentir falta é sem dúvida da minha mãe e do meu pai.
Os meus amigos. Eu adoro-os, adoro rir com eles, fazer palhaçadas com eles, conversar, ir ao cinema somos todos tão diferentes e há preciosidades que são difíceis de encontrar noutro lugar.
Abrir a torneira e saber que posso beber água fresca de lá. Nos primeiros dias depois de vir de Luanda sempre que ia à torneira bebia dois copos de água seguidos e a água nunca me soube tão bem como agora.
A minha cidade cheia de monumentos históricos, cheia de paisaigens lindas, o meu Tejo, a minha IC19, a minha 2ª circular, o meu Alvalade. Desde que vim de Luanda que passei a dar valor à cidade onde moro e o transito que se apanha para chegar à capital não é NADA mas NADA mesmo comprando com o transito de Luanda.


522223_280379442038222_209600022449498_662064_757102941_n_large
Eu transportes públicos (leia-se autocarros) mas sei que uma coisa que Lisboa de bom é a eficácia nos transportes públicos, podemos ir para qualquer lado de comboio ou autocarro e é uma coisa que em Luanda não existe.
Num raio de 20 Km tenho sete centros comerciais e se fosse para Luanda era uma coisa que me iria fazer muita falta, ter lojas com preços "normais" e não ir a uma loja cujo valor de umas sabrinas rondam os 300 Dls americanos.

Sem comentários:

Enviar um comentário