sábado, 10 de março de 2012

Rubrica Literária

"Exercer uma força sobre um homem qualquer é dar a nossa própria alma. Ele não pensa com o seu próprio pensamento, nem arde com as suas paixões naturais" (...) "Os seus pecados, se é que há pecados são emprestados" (...) "torna-se actor de um livro que não foi escrito para ele."
Este é um excerto de uma das frase que mais me marcaram na minha história na literatura, um livro magnifico, excepcional, brilhante.
Na biblioteca da minha escola havia um livro que sempre que eu ia à biblioteca (o que acontece diariamente) chamava-me a atenção mas nunca tinha pegado nele para ver qual o título e quando vi que era o Retrato de Dorian Gray fiquei surpreendida por nunca lá ter visto este livro. Nesse mesmo dia, passou nos canais tvcine o filme Dorian Gray e eu fiquei com a sensação que estava a ser perseguida pelo titulo da obra, pus o filme a gravar, vi o filme (eu só conhecia o titulo da obra mas não fazia a mais pequena ideia se era terror, romance, mistério ou fantasia etc.) e o filme deu-me vontade de pegar no livro e lê-lo. No dia seguinte fui à biblioteca e requisitei-o.
Embora seja tudo menos um romance, este livro absorveu todo o meu tempo e eu adoro que um livro me faça sentir assim. Adoro devorar páginas e mais páginas e ver o que vai acontecer na página seguinte. O facto de já conhecer a história não alterou nada porque obviamente que há coisas que estão diferentes no filme o que acontece em todas as obras que são adaptadas para o cinema mas as falas das personagens, nomeadamente as de Lorde Henrique, fascinaram-me. Aliás, como já referi, a frase transcrita é um excerto de uma fala de Lorde Henrique e essa fala ocupava uma página e meia!
Quando devolvi o livro, a bibliotecária perguntou-me se eu não senti dificuldade em ler um livro escrito no século XIX e um livro tão forte como este. A minha resposta é não, eu adoro a maneira de escrever naquela altura e as descrições (quando são interessantes e oportunas, não como no Memorial) não me incomodam minimamente. Quanto ao facto de o livro ser forte eu adorei-o pura e simplesmente.
Agora sim, encontrei um livro que marca-se a minha transição para a fase adulta no que diz respeito aos livro, o anterior foi um bom livro mas a mensagem que este livro transmite não é igualável a nenhum outro livro que eu já tenha lido.
O Retrato de Dorian Gray fez com que eu mudasse a minha opinião sobre certos valores, nomeadamente as aparências, e que realmente as aparências iludem.
Só lendo é que se tem percepção daquilo que eu estou a tentar transmitir. É um livro que me vai ficar na minha memória.


Sem comentários:

Enviar um comentário