quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Filmes - Marie Antoinette

Eu costumo brincar e dizer que na minha vida passada fui Inglesa mas que vivi parte da minha vida em Paris durante o final do século XVIII.
Eu sempre gostei de História e principalmente da história francesa, houve uma altura em que soube todas as três invasões que os franceses fizeram a Portugal, quem os comandava e qual foi a estratégia de Portugal para os combaterem (de cor e salteado, como se costuma dizer) - na aldeia onde eu habitualmente vou, houve inclusive uma batalha e há uns anos houve uma recriação dessa mesma batalha à qual eu assisti.
Este é um filme que eu adoro, já o vi algumas vezes e a minha opinião não muda: Marie Antoinette foi um dos grandes filmes feitos na história do cinema.
E porquê que eu digo isto? Quem me acompanha desde o inicio sabe que Paris é a minha cidade preferia, quando à cinco anos fui a Versailles fiquei deslumbrada e desde esse momento que um dos meus passatempos preferidos é estudar a História de Versailles, e quando eu digo estudar a História de Versailles, refiro-me às amantes do rei como, por exemplo, a Madame du Barry mas também a Madame de Pompadour, à vida de Marie Antoinette e dos seus filhos, dos escândalos (caso do colar de diamantes), refiro-me aos duques e duquesas, ao próprio palácio etc. Este é o tema histórico com o qual eu me identifico mais.
Assim sendo, seria impossível para uma pessoa como eu não gostar deste estilo mais rock'n'rol de Sophia Cappola.
Há poucas falhas a apontar neste filme, na verdade só consigo encontrar uma falha que da qual falarei mais à frente, tudo é magnifico e quando eu digo tudo refiro-me aos cenários, aos actores, à banda sonora e aos penteados.
Abstraindo-me do palácio que é estonteante, vou dar ênfase aos actores. Confesso que não gosto nem um bocadinho da Kristen Dunst o único filme que eu gosto dela é este e mesmo assim acho que encontrariam uma actriz melhor para este papel, ainda assim, acho estupendo quando ela está numa prova de roupa e o Ambassador Mercy lhe pergunta sobre o relatório do estado do país e com a indiferença que caracteriza-a neste filme ela responde: "Prefere com ou sem folhos? "São aspectos como este que me fazem gostar da Kristen Dunst neste filme. Mas não é só ela a rainha do filme, há actrizes como Asia Argento que simplesmente está fantástica mas nunca vi mais nenhum filme dela (penso eu); Rose Bryne que eu nunca lhe tinha prestado atenção é a má influencia da rainha e ela está hilariante!; nas minhas pesquisas é raro pesquisar sobre homens, nunca tinha reparado nisso mas é um facto e, por essa razão, não sei se o rei Luis XVI era como Jason Schwartzman o interpretou ou não mas achei-o incrivelmente amoroso, amoroso no sentido que o Rei foi um Rei muito ingénuo e a maneira que o actor o representou foi muito querida; para acabar a lista dos actores que já vai longa falta mencionar o actor Jamie Dorman que fez de Conde Fersen, eu sou uma romântica porque nem é do actor que eu gosto mas gosto mais do romance da sua personagem com a Marie.
Falando da banda sonora, não me venham dizer que a banda sonora não é importante porque é e se o filme tivesse uma banda sonora diferente talvez não fosse tão bom. A banda sonora é perfeita, combina em tudo com o estilo rock'n'rol do filme.
Para finalizar, os penteados. Eu não sei quem foi o cabeleireiro mas quem quer que tenha sido ele é sem dúvida nenhuma um artista. Aquilo que ele fez aos cabelos, de qualquer actor, é um talento raro eu vi obras de arte em penteados. Já que estamos a falar de penteados, falta referir o guarda roupa. Fazer um guarda-roupa para um filme deste género não deve ser nada simples e a Milena Canonero mostra o porquê de ter ganho o oscar para "Best Costume Desin".



Tumblr_lsas7gnvfi1qm16eio1_500_large
(provavelmente uma das minha cenas preferidas do filme).

Já me esquecia, a única falha que eu encontro neste filme é a última cena quando os Reis tentam fugir para a Áustria, acho que um filme tão bom merecia um final melhor.

Antionette-coppola-dresses-dunst-france-kirsten-favim.com-41236_large

P.S: Atenção quando eu digo que gosto da Marie Antoinette eu refiro-me no filme e na história dela, e compreendo o sentimento de revolta que havia na população francesa na altura que estava com fome, onde os impostos eram elevados e ela só se preocupava em gastar dinheiro).

Sem comentários:

Enviar um comentário