domingo, 10 de abril de 2011

Rubrica Literária

Amor e Verão
"Eu vou contigo. Para qualquer lugar."
Quando comprei este livro, queria um livro que me fizesse rir, chorar, queria identificar-me com as personagens, sentir o que elas sentem, queria entrar no livro como se ele fosse real e não um conjunto de letras, palavras, frases ou parágrafos.
Não sei o porquê do livro me atrair tanto enquanto estava na estante da Fnac, das duas vezes que fui a esta loja para comprar um livro, o único que me prendia o olhar era este.
Quando o comprei, estava numa fase em que só sentia melancolia, lembram-se? Não sabia bem do que estava à procura, apenas sabia que tinha que ser um bom romance, com uma história de me fizesse sonhar e como este livro estava sempre a olhar para mim, decidi compra-lo.
Um dos meus países preferidos, embora nunca lá tenha ido, é a Irlanda. Não sei se é por causa dos castelos, dos campos cobertos de verde, dos elfos - eu sei que eles não existem -, dos bares cheios de pessoas a rir ou simplesmente por causa da música contagiante mas o facto é que adorava ir à Irlanda e quando comecei a ler o livro e vi que a história se passava neste maravilhoso país, fiquei entusiasmadíssima, mas o livro nunca me entusiasmou!


A sensação que eu tive ao ler este livro, era que estava a ler os "Maias" novamente. Demasiada descrição, o escritor alongou-se muito demoradamente nalgumas partes do livro, nomeadamente a descrição de personagens que não eram relevantes nesta história , e foi demasiado rápido noutras partes, refiro-me ao romance dos dois jovens, ou seja, nada daquilo que eu estava à procura.
Embora o livro nunca me tenha trazido alguma emoção, nunca o abandonei, simplesmente porque quando estou a ler um livro, estou sempre à espera que ele dê uma reviravolta e que a próxima página seja mais interessante do que a anterior, o que não foi o caso.
Resumindo, o livro foi uma desilusão em todos os aspectos.


Sinopse: Chegou o Verão e em Rathmoye pouco ou nada acontece. Tanto mais notória se torna a chegada de um estranho de cabelo escuro, Florian, que se passeia pela cidade na sua bicicleta. Miss Connulty, finalmente livre de uma mãe imperiosa recentemente falecida, resolve vigiar o desconhecido, com o que testemunhará a paixão de Ellie, jovem esposa de um agricultor, pelo rapaz. Ainda que Florian tencione deixar a Irlanda para sempre, entre ele e Ellie nascerá uma relação imprudente – imprudente e, na opinião de Miss Connulty, perigosa.
No seu primeiro romance desde The Story of Lucy Gault, William Trevor evoca, com mestria a paixão e as frustrações vividas por Ellie e Florian e pelos habitantes de uma pequena cidade irlandesa durante um longo Verão.

Sem comentários:

Enviar um comentário