terça-feira, 19 de julho de 2011

Harry Potter

Este post deveria ter sido publicado na quarta-feira antes da estreia do último filme mas a minha criatividade estava um pouco danificada (os resultados dos exames estavam quase a sair).
Harry Potter. Este assunto dava pano para muitas mangas!



Fui ver o primeiro filme deste jovem feiticeiro quando tinha apenas oito anos ainda em 2001. Fui por arrasto dos meus pais que queriam ver o filme que tanto estava a ser noticiado e lá fui com eles e com as minhas primas. Este foi o primeiro contacto que tive com os livros desta famosa escritora britânica e, não foi um bom contacto! Tive pesadelos com o homem que tinha duas caras na cabeça!


Um ano depois, sai o Harry Potter e a Camera dos Segredos e, mais uma vez não gostei nadinha! Então um filme que envolve serpentes gigantes e aranhas gigantes? Não, era de mais para a minha cabecinha (tinha nove anos!).
Ainda hoje depois de reler e rever o livro e o filme vezes sem conta este é de todos aquele que eu menos gosto.



Nesse mesmo ano fui operada ao pé e não pude sair de casa durante o Verão inteiro então, as pessoas ofereceram-me vários livros sendo dois da Pedra Filosofal e um da Camera dos Segredos. E eu estava decidida a nunca ler os livros.


Dois anos depois sai o prisioneiro de Azkaban e aqui já comecei a gostar dos filmes do jovem Harry. Adorei este filme embora de todos seja dos menos fieis ao livro. Neste filme nota-se uma grande diferença nos actores (em termos físicos) e a história começa a tomar forma. Acho que neste já não existe uma componente tão séria como na Camera dos Segredos e existe mais comédia.


Foi depois de ver o Prisioneiro de Azkaban que eu fiquei a gostar da série e, quando numa das minhas muitas horas de almoço passadas na biblioteca da escola e quando não tinha nada para fazer, peguei num livro e comecei a ler. O livro escolhido foi obviamente o Cálice de Fogo e foi graças a ele que eu fiquei apaixonada pelo Harry Potter, demorei menos de uma semana a ler o livro e daí aos outros livros foi um instante.
Como este é um dos meus livros preferidos, esperava muito do filme. Tinha as expectativas demasiado altas para este filme e, como se costuma dizer, quanto mais se sobe maior é a queda e não gostei nada deste filme ou do realizador.
Foi depois de ler este livro que eu comecei a frequentar sites e o grande forum potterish e a ler fanfics e a explorar tudo o que podia sobre o Harry Potter.


Sinceramente não tenho muito a dizer sobre este filme. Não gostei muito mas também não gosto do livro, aliás é o único livro que eu não tenho e também não penso compra-lo por agora. 
Só assim uma coisinha, só eu é que reparei ou mais alguém reparou que o Daniel usa a mesma t-shirt durante 4 filmes?


Ora aqui está mais um livro que eu adorei. Adorei a história; o desenvolvimento das personagens; o romance entre o Harry e a Ginny mas, o grande reaizador David Yates não colaborou e tornou um dos melhores livros de toda a saga num filme que não é fiel ao livro. Destruiu o romance das personagens, a história do Snape e a batalha no final. O livro que daria um bom filme tornou-se num filme mediano senão fraquinho.


Adoro a história, andava a contar os dias para que tanto o filme como o livro saíssem. Já li o livro vezes sem conta e sim, era necessário fazerem a divisão do livro em dois filmes. O facto de terem dividido o livro em dois filmes fez com que a história ficasse mais rica e fiel ao livro.

No final acho que os filmes não fazem justiça aos livros (Excepto os talismãs da morte e os primeiros dois filmes) e uma pessoa que não conhece os livros e só vê os filmes não percebe nada; no ano passado quando saiu a primeira parte uma das minhas primas queria ir ver o filme comigo mas só tinha visto o primeiro. Ela foi vê-los mas tinha que ser sempre comigo porque senão ela não os percebia.
Foi uma boa série e fiquei muito triste quando ela acabou.

Sem comentários:

Enviar um comentário